sábado, 25 de fevereiro de 2012

APAC Barcelos

Olá totós :b

Em Barcelos também está tudo a correr bem. As orientadoras são simpáticas e já conhecemos bastantes casos. A intervenção de Terapia Ocupacional é feita em sessões de 45 minutos individuais, o que constamos que é realmente muito pouco tempo, mas pronto... Eu fiquei na valência de intervenção precoce, crianças até aos 6 anos e a Carla na parte de Apoio Ambulatório, dos 6 aos 18 anos. Esta instituição tem a valência CAO mas pareceu-nos que não compete muito às terapeutas ocupacionais intervir lá, das vezes que lá fomos eles estavam a fazer puzzles e a maioria de braços cruzados. Mas também só lá fomos 2 vezes, pode ter sido impressão nossa, para a semana já iremos explorar melhor. Já conhecemos muitos técnicos que fazem parte da equipa, nomeadamente, psicólogos, assistente sociais, terapeutas da fala, fisioterapeutas, técnico de psicomotricidade, e depois quando escolhermos os nossos casos poderemos assistir a sessões com eles. 

Para a próxima semana já temos muitas coisas agendadas, vai ser uma semana bem preenchida, além de assistirmos a sessões com as nossas terapeutas e escolhermos os nossos casos, iremos:
- Fazer uma pesquisa sobre a instituição e seu funcionamento e posteriormente a organização e compilação dessa informação em texto. Isto será feito em conjunto com uma estagiária de fisio, que chegará na próxima semana, para promover o trabalho de equipa!
- Construir um painel sensorial, para a sala de Snoezelen, juntamente com a coordenadora do CAO. Apesar de a coordenadora ser uma professora, contará com as dicas e ideias de todos os terapeutas que usufruem da sala e nossas claro (pois iremos este fim de semana pesquisar sobre isso)!
- Etiquetagem e organização de produtos de apoio e construção de auxiliares de utilização, com supervisão dos técnicos responsáveis pelas tecnologias de apoio da instituição. Com o objectivo de exploramos as diferentes TA existentes e também promover o bom uso das mesmas, pelas auxiliares e outros técnicos de lá.
- Assistir e colaborar em sessões de hidroterapia, ah pois a APAC tem piscina lá dentro e balneários com acesso directo à piscina e tudo! 
- Visitar o CAT, centro de acolhimento temporário, onde se encontram crianças dos 0 aos 10 anos retiradas à família. Lá estão alguns casos que são seguidos pelas nossas orientadoras, mas a maioria estão apenas a ser seguidos pelos psicólogos.
Já podem ver que a nossa vida a partir da próxima semana vai ser bem mais agitada, mas nada que não estejamos já habituadas!

Uma boa semana para todos J
Beijinhos
Marta Pacheco

Sem comentários:

Enviar um comentário