sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Quem disse que usar licra não é agradável?

Boa tarde caros colegas,

Volto-vos mais uma vez a escrever depois de um mais um dia de trabalho ocupacional. Hoje, a foi um pouco diferente o trabalho realizado. Inicialmente, atendemos dois meninos, com quadros um pouco diferentes mas ambos com alterações ao nível da Integração Sensorial, sinalizados através da avaliação de realizada através do Teste de Percepção Visual de Marienne Frostig, do Teste do Desenvolvimento da Integração Visuo-Motora de Keith Berry e também pelo Perfil Sensorial de Dunn. Nesta sessão de intervenção foram utilizadas duas mantas de licra que foram suspensas na viga, pelo que posteriormente, as duas crianças tinham de realizar uma série de tarefas que envolvia movimento ao longo de toda a sala ao mesmo tempo de transportavam objectos (argolas, molas e sacos de areia).

Esta actividade tinha como objectivo trabalhar uma série de componentes em simultâneo, oferecendo à criança informação vestibular e proprioceptiva, e exigindo planeamento motor, sequenciação e coordenação visuo-motora por parte das crianças. Ao longo da actividade conseguimos também observar diversas particularidades das crianças, que, mais tarde na leitura do processo, acabaram por ir de encontro ao previamente observado. De salientar também o facto de a terapeuta ter inserindo as diversas tarefas da actividade gradualmente de forma ao não sobrecarregar as crianças com muita informação, visto que, um delas em especial apresentava algumas dificuldades na sequenciação dos passos das tarefas. Por fim, no final da sessão, fez-se um pouco de estimulação sensorial a ambas as crianças através da utilização do "amendoim" como diria a Terapeuta Maria João. Enquanto eles estavam deitados a bola era rolada por cima deles com pressão de forma a fornecer-lhes input proprioceptivo.

No fim de tudo e depois de vermos a satisfação que aqueles dois miúdos apresentaram claro que não podíamos deixar de experimentar :) Aqui fica a prova




Depois da diversão passamos para uma parte mais série do dia e assistimos a uma reunião da unidade de Intervenção Precoce do Agrupamento de Centros de Saúde de Sotavento, que engloba os Centro de Saúde de Tavira, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Alcoitim, em parceria com a Fundação Irene Rolo. Apesar de serem umas horas num âmbito diferente, permitiu-nos conhecer melhor a realidade do Sistema Nacional de Saúde e do funcionamento multidisciplinar que ocorre. Algumas discussões interesses, outros pormenores menos, e também alguns contrastes de opiniões entre profissionais de diferentes áreas. Ainda somos pontos muito pequenos neste mundo da saúde, mas pequenos momentos destes vão-nos preparando gradualmente para a realidade do mundo de trabalho e para determinadas situações com as quais nos poderemos defrontar no futuro.

De resto, nada de mais a acrescentar, a não ser o Curso de Preparação para a Parentalidade que assistimos ontem. Fazer de grávida foi uma experiência muito enriquecedora. Mas acho que o mais importante foi mesmo alguns truques que aprendi para quando assistir a um parto de um filho meu. Não estou com ideias mas acredito que vai ser útil :) [A patroa Teresa tem a acrescentar que ter o Carlos a fazer uma massagem quando se está com contracçãoes é do melhor :P ]

Bom fim-de-semana e descansem
Carlos com supervisão da patroa Teresa

Sem comentários:

Enviar um comentário