Aqui por Olhão tudo corre bem. O sol brilha e a nossa casa também, finalmente!
Hoje tivemos o primeiro dia de estágio, no qual assistimos a duas sessões com duas crianças: uma menina de 4 e um menino de 5 anos. Ambos não tem diagnóstico, o que é comum nas crianças que nos vão aparecer. Como é um Centro de Saúde, aqui são acompanhados casos menos graves porque os outros são encaminhados para o hospital ou para associações que têm ligações ao Centro de Saúde.
A primeira sessão foi no gabinete de TO, que é "enorme" (estou a utilizar a ironia para o caracterizar). A Terapeuta esteve a brincar com menina e, ao mesmo tempo, ía arranjando formas dela ir memorizando as cores, trabalhando a sequenciação e o jogo simbólico. Para isso, a Terapeuta tentou motivá-la a realizarem uma festa connosco, mas ela não alinhou lá muito e continuou a mexer em tudo o que encontrava. Estava muito tímida e tinha dificuldades em manter-se muito tempo na mesma actividade.
A sessão da tarde foi no ginásio: a Terapeuta perguntou ao menino o que gostaria de fazer hoje e ele escolheu andar de cavalo. Assim, colocaram um rolo suspenso no tecto e, a partir daí, foi uma brincadeira pegada. A meio da sessão ele virou polícia, prendeu-nos e mandou-nos dormir a todas. Ele decidia quando acordávamos e aí todos tínhamos que nos espreguiçar e "crescer". Este menino tinha problemas auditivos e na fala e, por vezes, era complicado entender o que ele queria dizer, apesar do seu esforço para tentar comunicar, brincar com a Terapeuta e, mais tarde, connosco.
Ah!! Nós viemos de estágio mas mantemos os hábitos das primeiras tutorias de cada problema: a nossa pesquisa para o dia de hoje era acerca de percepção visual e da sua relação com as dificuldades de aprendizagem e problemas na escola. No fim da última sessão, começámos a aprender a utilizar o Teste de Percepção Visual de Marianne Frostig (Test de Developpement de la Perception Visuelle), vamos ficar umas especialistas! (TatiRocha, 2012) São avaliadas várias componentes: coordenação visuo-motora, figura fundo, constância da forma, posição no espaço e relações no espaço. Nós temos exemplares, depois podemos passar-vos. Com isto, descobrimos que a nossa percepção visual, às vezes, prega-nos partidas.
Hoje mostrámos à Terapeuta exemplos de mapas conceptuais e ela ficou muito admirada com todo aquele trabalho, mas até achou que é uma boa forma de organizar informação, elogiou a organização e as cores!
Até terça-feira, as meninas de Faro e Olhão são coleguinhas inseparáveis de trabalho e de almoço :)
Um beijinho a todos os aspirantes a totozinhos!
Até amanhã! Estagiárias fofinhas de Faro e Olhão *
No Centro de Saúde de Tavira também é muito utilizado o teste de da percepção visual de Frostig. Já deu para ver que a metodologia de trabalho cá em baixo é muito parecida. Aguardamos mais desenvolvimentos dos vosso casos.
ResponderEliminarEsqueceram-se foi de anunciar o mais importante ... o Gang do Algarve amanhã vai a Faro espalhar o terror sensorial ...
Carlos